Sobre Fetichismo


Durante a época das Grandes Navegações, quando das incursões continentais na África por parte dos europeus, exploradores portugueses entraram em contato com uma prática dividida por diversas tribos: muitos dos africanos atribuíam uma força espiritual a certos totens, feitos a partir dos mais variados materiais, tais como ossos (animais ou humanos), ou gravuras em relevo. Esses objetos foram definidos como fetiches, palavra oriunda do português medieval utilizada para descrever certos objetos sagrados cristãos que cobriam o mesmo nicho cultural.
A partir de então, chama-se fetiche todo objeto ao qual é creditada uma força sobrenatural ou se presta culto: desde totens religiosos, passando pelas “relíquias” cristãs medievais, até itens que recebem, da superstição popular, certo valor fortuito, tais como a pata de coelho ou o trevo de quatro folhas.
Nos primórdios do estudo sobre a psicologia humana, em meados do século XIX, as primeiras mentes interessadas em estudar a sexualidade usaram o termo fetiche para descrever um interesse erótico/sexual latente em um objeto ou numa classe de objetos. A relação é que, da mesma forma que religiosos extraem força espiritual de algo inanimado, os fetichistas sexuais extraem seu prazer erótico de maneira similar.
Definição
Alfred Binet foi o primeiro a dar uma definição de fetichismo, descrevendo-o como o amor por determinadas partes do corpo. Em seu livro Psicologia Experimental, ele definiu o amor como “uma série de fetichismos complexos e interligados”. Porém, segundo o pensamento psicológico moderno, o fetichismo é conceituado da seguinte forma:
“Tendência erótica para objetos inanimados que, direta ou indiretamente, estão em contato com o corpo humano ou para determinadas partes do corpo da pessoa amada.”
Assim sendo, existem inúmeras possibilidades para o fetiche. Existem fetiches por pés, botas, roupas de couro, piercings e até bexigas de festas de aniversário. A conclusão óbvia é que todos são fetichistas, em maior ou menor grau. O fetichismo não é considerado um desvio quando o indivíduo não depende exclusivamente de seu fetiche para sua gratificação sexual.
Origens do fetichismo na psicologia humana
Existem poucas teorias baseadas em fatos a respeito do fetichismo, mas muitas assertivas. A mais difundida e aceita entre os estudiosos é a versão que reza que o fetiche tem origem na infância do indivíduo, originado por um sentimento de culpa intensa. O mecanismo postulado prega que, ao entrar em contato visual involuntário com a genitália de alguém, a criança irá desviar o olhar, movida por sensações de culpa e embaraço; e, ao se comportar assim, fará entrar em seu campo de visão algum outro objeto, sobre o qual projetará seu desejo erótico. Como conseqüência, anos mais tarde estará impossibilitada de sentir desejo pelos órgãos genitais sem ter sensações de culpa e embaraço, reminiscências do ocorrido na infância.
Dessa forma, segundo tal assertiva, uma criança que abaixe o olhar quando surpreende seu pai saindo nu do banho, deitando os olhos em seus próprios pés, irá se tornar um podólatra.
Freud acreditava que o fetichismo é causado por um “complexo de castração”, descrito como uma sensação inconsciente da parte do homem, onde este sente falta do pênis na mulher. Essa sensação de ausência faz o homem buscar “completar” a mulher com o auxílio de artefatos extras.
Mais uma assertiva tenta explicar o fetichismo como apego especial a determinado objeto; tal apego teria sido originado na infância, provocado pela ausência da mãe. O fetichista buscaria o afeto materno neste objeto e, ao crescer, manteria uma fixação neste objeto, agora com traços eróticos incutidos nele.
Nenhuma das assertivas acima citadas possui o devido embasamento para constituírem teorias cientificamente válidas. Algumas pesquisas da área de neurologia, porém, pretendem verificar a relação entre o comportamento fetichista e o estímulo químico de certas áreas do centro de prazer do cérebro. Tal estudo será essencial para elucidar várias pendências com relação ao comportamento fetichista.
Fetichistas não são pessoas doentes
O fetichismo, como toda forma de manifestação sexual diferenciada daquela socialmente aceitável, é alvo de preconceitos. Embora seja seguro dizer que, praticamente, todo mundo possui um fetiche, manifestações mais abertas de fetichismo são vistas com temor e repúdio. Uma das mais cruéis discriminações com relação aos fetichistas é afirmação que eles são doentes. Não há, porém, nenhuma base para que qualquer tipo de fetichismo seja declarado uma doença ou parafilia. Evidentemente, quando o fetichismo alcança um ponto tal que o indivíduo passa a exibir um comportamento obsessivo em relação ao seu objeto de desejo, o fetichismo deixa de ser saudável. No entanto, o comportamento obsessivo não é exclusividade de pessoas fetichistas; portanto, discriminar estas pelos seus fetiches é algo assaz ilógico.
Conclusão
O fetiche sempre esteve presente tanto na psique quanto na sociedade humana. Nas últimas décadas, foram dados os primeiros passos para a compreensão dos mecanismos psicológicos por trás do fetichismo. Embora ainda não se possa precisar sua origem, já se reconhece a sua existência. Com o advento da Internet, comunidades de fetichistas tornam-se gradativamente mais fortes e mais freqüentes. Atualmente, os meios de comunicação já usam extensivamente apelos fetichistas em anúncios publicitários. É apenas uma questão de tempo para que a sociedade reconheça seu inegável lado fetichista pelo que ele realmente é: uma faceta normal e saudável da sexualidade humana, sem falsos moralismos ou justificativas pseudocientíficas.
Bibliografia
- Rodrigues Jr., O. M., Objetos do Desejo, Ed. Iglu, 1991.
- Silva, V. A., Nossos Desvios Sexuais, Ed. Tecnoprint S.A., 1986.

Um comentário:

  1. Oi quero te conhecer.Moro em sorocaba, onde tenho local discreto para encontros todavia posso ir até vocês.Tenho pele clara, corpo musculoso, cheiroso, culto, de excelente nível e tenho fotos para trocarmos.Procuro mulher fogosa e casal cuja esposa seja safadinha e liberada pelo marido.Adoro longas preliminares, toques sutis, clima de sensualidade e demoradas penetrações, sem baixarias e envolvimento emocional ou financeiro.
    Meu e mail é claudiosorocaba@bol.com.br
    Entre em contato para colocar em prática seus desejos mais íntimos e fetiches sexuais, visando a intensos momentos de prazer e carinho, com respeito, higiene e sigilo.Tenho ótima saúde comprovada por exames médicos preventivos, uso camisinha e sou limpinho.

    ResponderExcluir